FILÉS DE SAINT PETER ASSADOS COM LIMÃO SICILIANO


Hoje, almocinho saudável, leve, fresco e, principalmente, simples de tudo e super gostoso. Daqueles dias sem complicação. Na vida e na cozinha.


A caminha de limões sicilianos embaixo do peixe faz com que o sabor do caldo que ele solta no forno seja super bem incorporado pelos filés que, por outro lado, cozinham bem por dentro, mas se mantém suculentos, antes de dar aquela douradinha por fora. Não é nenhuma técnica especial, é só um jeito que encontrei em casa, na tentativa e erro, de deixar o peixe no meu ponto preferido e, pelo menos pra mim, funcionou com relação ao sabor e textura que gosto, um pouco mais assado e menos molenguinha que o ponto tradicional de peixe, que geralmente é mais pra mal passado. Ou seja, total questão de gosto pessoal!


Usei filés de saint peter. Poderia ser tilápia, pescada ou qualquer outro filé de peixe com sabor suave.


Para acompanhar, salada verde e legumes salteados com tempero de inspiração asiática (confesso que estou meio a maluca do asiático ultimamente!), que adoro.


E voilá, em uma meia hora já estava pronto meu almocinho saudável e perfeito! Pelo menos pra mim! ;)



FILÉS DE SAINT PETER ASSADOS COM LIMÃO SICILIANO


4 filés grandes de saint-peter (quanto mais gordinhos, melhor)

2 limões sicilianos (mais um para decorar)

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto


Pré-aqueça o forno a 200º C.


Tempere os peixes com o suco de 1/2 limão, sal e pimenta-do-reino (usei a preta). Lembre-se que muito do tempero será perdido durante o preparo no forno, então pode caprichar no sal e na pimenta.


Corte o restante dos limões em fatias finas e as distribua uniformemente no fundo de uma assadeira (não precisa cobrir todo o fundo, deixe um espaço de mais ou menos 3 centímetros entre elas). Não é necessário untar.


Distribua os peixes em cima dessa cama de limões e leve ao forno por uns 10 minutos ou até que os limões e o peixe já tenham soltado bastante caldo. Retire do forno, se necessário descarte um pouco do caldo, vire os filés e volte ao forno, por mais aproximadamente 10 minutos, ou até que já estejam completamente assados (o tempo varia muito de um forno para outro).


Retire do forno e descarte os limões e o caldo da assadeira. Retorne os filés à assadeira e unte-a com um fio de azeite embaixo de onde ficará cada filé e os cubra com um fio de azeite também por cima (pouco azeite é suficiente, não precisa colocar muito). Volte ao forno, até que dourem (mais uns 5 minutos no forno, aproximadamente, ou menos).


Sirva sobre algumas fatias finas de limão siciliano, e um fio de azeite e pimenta-do-reino moída sobre os filés.


Serve 4 pessoas.



ACOMPANHAMENTO: Como acompanhamento, cenoura ralada, palmito em rodelas e alcaparras, sateados com um fio de azeite em uma frigideira anti-aderente quente, por aproximadamente 1 minuto (até ficarem macios mas "al dente") e temperados com pimenta-do-reino, 1 colher de shoyo e umas 3 gotas de óleo de gergelim torrado.

#peixe #saintpeter #assado #limãosiciliano #saudável #light

© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com