MOUSSE DE CENOURA COM TAHINE

Esse saiu meio sem querer... Eu queria fazer um homus, mas como eu não tinha deixado o grão-de-bico de molho na noite anterior e como minha panela de pressão não está funcionando há meses (nunca lembro de consertar ou comprar outra porque a verdade é que eu não gosto de cozinhar na pressão, sem acompanhar com os meus olhinhos o que está acontecendo... aí é um tal de “será que a água secou?”, “será que esse negócio pode explodir?”... pânico de panela de pressão, a gente vê por aqui!), não ia rolar. Porque grão-de-bico-não-deixado-de-molho-na-noite-anterior demora um século para cozinhar, e eu não tinha tempo pra isso.


Mas aí eu tinha cenouras... que cozinham rapidinho... que são liberadas no cardápio da nutricionista... que são também liberadas no meu cardápio secreto que a nutricionista não sabe que existe... haam... ah, seja o que Deus quiser!


E não é que ficou bom? Muito bom, na verdade, até me surpreendi! Fresco, levíssimo e de consistência super aerada (daí o nome de batismo). E chega a ser ridículo de tão simples...


Não usei alho, como no homus, pois queria um sabor bem leve. Servi com um pãozinho, de entrada, e achei sensacional, mas já anotei mentalmente seu potencial como molhinho de um peixe ou frango grelhados simples. :)


Fiz assim:


MOUSSE DE CENOURA COM TAHINE


2 cenouras médias

2 colheres (chá) de tahine

Azeite quanto baste (usei aproximadamente 1 colher de sopa)

Sal e pimenta-do-reino preta moída na hora (sim, faz diferença!) a gosto

Caldo de ¼ de limão taiti médio


Cozinhe bem as cenouras em água e sal.


Coloque as cenouras cozidas no liquidificador com um pouco da água do cozimento (só uma colher de sopa, mais ou menos), o tahine, pimenta e limão.


Bata na velocidade 1 e vá colocando o azeite aos poucos, despejando-o em fio, com o liquidificador ligado (achei que isso ia dar maior cremosidade e funcionou), até ficar bem cremoso (se necessário, coloque aos poucos mais água do cozimento das cenouras, até a consistência desejada).


Ajuste o sal, se necessário.


Rendimento: 2 porções

#moussedecenoura #cenoura #tahine #limão #molho #entrada #acompanhamento

© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com