BOLO DE NOZES COM COBERTURA DE CHOCOLATE

Natal chegando, e minha cabeça logo começa a pipocar de papais noéis, renas, árvores, luzes piscantes, perus assando, cerejas, ameixas, nozes... Eu amo o Natal! E já começo a curtir antes, para durar mais!


Eu realmente adoro o clima de ano acabando (e outro recomeçando cheio de planos fresquinhos e também de planos antigos a serem renovados), de festa, de infância, de estar junto.


Minha abuela Juana também a-ma-va o Natal. Ela fazia o meu avô (que se chama Juan – não é a coisa mais bonitinha do mundo, Juan e Juana?) buscar um pinheiro de verdade, enorme, não sei onde... Só sei que a árvore chegava amarrada em cima do carro! E que esse dia era esperado acho que até mais que o dia do Natal em si, quando eu acordava e corria pra aquela árvore cheia de presentes. Minha avó colocava discos de músicas natalinas, nossas vizinhas queridas Solange e Marlene vinham também, e a arrumação da árvore era uma festa por si só! Ai, que saudade boa!


E então, eis que, imbuída dessa vibe natalina antecipada, domingo resolvi fazer esse bolo de nozes que a Carol do Cozinheiros em Ação, da GNT, apresentou como sobremesa super elogiada na final do programa na semana passada, cujo desafio era – adivinha? – cozinhar uma ceia de Natal (by the way, ela venceu o programa!).


Nozes e chocolate, a cara do Natal, não tem como dar errado! E não deu! O bolo ficou fofinho e muito saboroso, com pedacinhos de nozes no meio, dando-lhe uma leve crocância. Fora a delícia do cheirinho doce e natalino que ele foi espalhando pela casa enquanto assava...


Sem mais delongas, é essa a receita do bolo da Carol do Cozinheiros em Ação (reduzi um pouco o açúcar, por questão de gosto pessoal, no original eram 2 xícaras e fiz apenas metade da quantidade da cobertura, porque achei que já foi suficiente):


BOLO DE NOZES COM COBERTURA DE CHOCOLATE


MASSA:

3 ovos (como os meus eram muito pequenos, usei 3 gemas e mais 1 clara)

1,5 xícaras de açúcar (usei demerara)

¾ xícara de óleo (usei óleo de canola)

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de iogurte natural

1 xícara de nozes picadas

1 colher (sopa) de fermento químico em pó


Leve à batedeira primeiro os ovos com o açúcar e o óleo. Após, acrescente aos poucos a farinha de trigo e o iogurte. Desligue a batedeira e, por fim, junte as nozes e o fermento, mexendo delicadamente com uma colher.


Em forma untada com manteiga e farinha de trigo, asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por 30 a 40 minutos.


COBERTURA:

1 lata de leite condensado

150 gramas de chocolate meio amargo

75 gramas de manteiga

60 gramas de creme de leite (usei o fresco)


Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, exceto o creme de leite. Mexa até que o chocolate derreta. Após, junte o creme de leite e deixe esfriar um pouco para cobrir o bolo.


DICA: Depois que passei a seguir as dicas gerais de bolo da Rita Lobo, coincidência ou não, eles sempre ficam fofinhos, então, não custa: sempre usar todos os ingredientes em temperatura ambiente; e somente colocar o fermento na massa após desligar a batedeira, apenas mexendo delicadamente com uma colher de pau para misturar.

#bolo #nozes #chocolate #cobertura #sobremesa

© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com