BOLO AMANTEIGADO COM CHANTILLY DE FRAMBOESA E FRUTAS VERMELHAS

Sabe que nunca fui muito de gostar de fazer doces? Não tinha muita paciência para esse negócio de medir, pesar e, principalmente, nunca fugir da receita, sob pena de colocar tudo a perder por qualquer mínimo deslize. E os deuses sabem que eu posso ser bem desastrada...


Aí a gente vai vivendo, e nossos gostos e vontades vão mudando. E a minha súbita paixãozinha pelos doces é só um aspecto dessa metamorfose ambulante (toca Raul!!). Afinal, que graça teria a vida, não fosse a capacidade humana de mudar, evoluir, experimentar, gostar, enjoar, e depois gostar de novo? Mudar, mudar, mudar... É o que dá frescor à vida, já que temos que conviver com a mesma pessoa (nós mesmos!), cada segundo e para sempre.


Mas questões filosóficas à parte (nota mental: faculdade de Filosofia está na minha lista top 5 de coisas que preciso fazer antes de morrer, mas essa é uma das minhas muitas top 5 que vivem mudando...), o fato é que os bolos são os meus petit chéries da vez.


Doces, delicados, mas muitas vezes voluntariosos e cheios de marra...


Estava com vontade de fazer um bolo bem fofinho, na consistência e na belezurinha também. Pesquisa, pesquisa... Testei um bolinho de baunilha de uma das receitas do livro da Lorraine Pascale (Cozinha Rápida e Fácil com Lorraine Pascale - excelente!), que era mesmo receita de muffin (até com os doces, nunca me rendo muito às receitas...rs), mas muito parecido a um pão-de-ló com fermento. Resultado: fofíssimo! Fiz metade da receita, pois queria um bem pequenino, mas ficou muito macio. E o que poderia melhor completar a fofura se não um chantilly cor de rosa e frutinhas vermelhas ? <3


Uma das minhas combinações preferidas: doçura do chantilly com o azedinho das frutas frescas... Huuummm


BOLO AMANTEIGADO COM CHANTILLY DE FRAMBOESA E FRUTAS VERMELHAS

MASSA:

125 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)

125 gramas de açúcar (usei o orgâncico demerara)

3 ovos (em temperatura ambiente)

125 gramas de farinha de trigo (a receita dizia com fermento, mas eu não tinha, usei a normal e aumentei a quantidade de fermento em pó)

1 colher (sopa rasa) de fermento em pó

1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha (a receita original seria com 1/2 fava de baunilha)

1 pitada de sal

CHANTILLY/TOP:

350 ml de creme de leite fresco gelado

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

1 colher (chá) de extrato de baunilha

150 gramas de framboesa fresca

Frutas vermelhas para colocar por cima (usei morangos, amoras pretas, framboesas, mirtilos e romãs)

MASSA:

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira (ou a mão) até obter uma mistura leve, homogênea e esbranquiçada. Junte os ovos, um a um, continuando a bater rapidamente, até que estejam totalmente incorporados (massa lisinha).


Acrescente, então, a farinha (também aos poucos), o extrato de baunilha.


Desligue a batedeira e junte o fermento em pó, mexendo com uma colher delicadamente para misturar bem e, por último, a pitada de sal.


Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, por 20 a 25 minutos, ou até que a massa esteja completamente assada (ao colocar um palitinho no meio, ele deve sair limpo).


Deixe esfriar completamente antes de cobrir.


CHANTILLY/TOP:


Passe as framboesas no processador, até obter um purê.


Bata o creme de leite fresco na batedeira com o açúcar e a baunilha até começar a ficar consistente. Acrescente, então, o purê de framboesa e continue a bater até o ponto de chantilly.


Cubra o bolo já frio com o chantilly e disponha as frutas vermelhas por cima.


Toca Raul!!


#sobremesa #bolofofinho #frutasvermelhas #berries #chantillydeframboesa

© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com