MOLHO PARA SALADA DE ABACATE E CASTANHAS DO PARÁ

Adoro abacate na salada. Adoro guaca mole, abacate com pimenta... O engraçado é que só não gosto muito do abacate convencional, em receitas doces.
Mas todo aquele sabor, textura e cor inigualáveis tem lugar garantido nas minhas saladas, e dão o toque diferentinho e saudável que eu prezo tanto na comida de todo dia.
Esse molhinho é super saudável e muito, muito gostoso. É perfeito para dar aquela potencializada numa salada verde simples e fica pronto em uns dez minutos, no máximo, do começo ao fim. Não requer prática nem tampouco habilidade e é comida de verdade, daquelas que a gente está quase começando a esquecer que existem.
E, apesar do nome, este molho defitivamente não está restrito somente às saladas. Ele acompanha tirinhas de frango, palitos de cenoura, camarão, e qualquer outra entradinha que sua imaginação mandar.
A única exigência é o abacate estar bem maduro. Caso o seu abacate ainda não esteja suficientemente maduro (molinho ao apertar), deixe mais alguns dias na fruteira.
Aproveita pra amassar o abacate cantando "abacateiro acataremos teu ato, pois também somos do mato...", e faça a sua quarta-feira (hoje, no meu caso) ou qualquer outro dia mais leve!
MOLHO DE SALADA DE ABACATE E CASTANHAS DO PARÁ
1 abacate médio maduro
caldo de 1/2 limão taiti
1 pimenta dedo-de-moça média picada, sem sementes (ou com as sementes, se você gosta MUITO picante)
salsinha picada a gosto
10 a 12 castanhas do pará picadas grosseiramente
1,5 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem (mais ou menos, coloquei sem medir)
sal a gosto
Toste as castanhas por alguns minutos, até começarem a ficar douradinhas.
Amasse o abacate com um garfo até obter um creme. Junte o restante dos ingredientes e misture tudo.
Sirva em seguida. Fica perfeito com salada de folhas verdes.
Rendimento: 4 porções
#molho #salada #abacate #pimentadedodemoça #limão #castanhadopará #entrada