CAMARÕES AO MOLHO DE TOMATES COM ESPINAFRE E A MUDANÇA

Camarão_com_molho_de_tomate_e_espinafre_edited

Almocinho express de hoje, dia sem tempo a perder! Afinal, era dia de arrumação de resquícios da mudança, até então ocultos em alguns recônditos do apartamento novo que eu ainda não conheço tão bem e usei para esconder pequenas bagunças de mim mesma. Até hoje...


Acho que era o meu inconsciente enfiando aquelas caixas de mudança no fundo do armário mais escondido e difícil de alcançar, justamente para me fazer ficar pensando nas benditas, mas nunca criar coragem de escancarar tudo, resolver de vez a parada e liberar espaço para as coisas novas.


Como se manter as caixas de mudança ali intactas fosse transformá-las numa espécie de chave de portal que, só de tocar, te transportam imediatamente para outro lugar (leitores de Harry Potter entenderão... :) ). No meu caso, talvez para a casa e a cidade em que eu morava, e os amigos e a família que estão lá.


Por mais que eu desejasse a mudança, como boa aquariana que sou, quem sabe se, lá no fundo, eu não achava que deixar guardado um pedacinho da casa antiga numa caixa, sem desfazê-la, ia fazer com que, de alguma maneira louca, tudo ainda estivesse ali, na segurança do conhecido, pra me salvar quando eu precisasse? Aquele conhecido que, vira e mexe, dá uma vontadinha de agarrar e não soltar mais sempre que estamos pisando em novos terrenos. Quando dá um pouco de medo de olhar para o futuro e ver que ele ainda é uma tela em branco.


Mas o engraçado é que, por outro lado, quando estamos finalmente prontos, basta um piscar de olhos para lembrar daquele nicho bagunçadinho dentro do armário, ou dentro de nós, encará-lo de frente, vencê-lo e logo pensar: Meu!!! O futuro é uma tela em branco!!! E isso é sen-sa-ci-o-nal!!! Essa novidade toda é muito boa!!! E muito empolgante!!! (assim mesmo, com três exclamações cada!).


Já era hora! ;)


E, finalmente, a receita do almoço de hoje! Express total, mas sem cara de express, não? Para os dias de não perder tempo, mas também de não perder o almoço... Bastam algumas táticas para acelerar o preparo.


E é uma ótima combinação para o espinafre, na minha opinião. Nada rouba o sabor de nada. Saudável, leve e fresco! Isso ta virando meu lema...


Acompanhou arroz integral e saladinha de pupunha com cenoura ralada e azeite, salpicada de gergelim branco torrado. Essa aqui:

Salada de pupunha, cenoura e gergelim torrado

CAMARÕES COM MOLHO DE TOMATES E ESPINAFRE


400g de camarões médios (usei aqueles comprados congelados que já vem limpos e cozidos)


1 pote de 330g de molho de tomate e manjericão orgânico e sem conservantes (usei o Taeq, do qual gosto muito e salva nessas horas de pressa)


2 dentes de alho médios picados em quadradinhos não tão pequenos


1/2 cebola média picada bem pequena


1 maço de espinafre (que comprei - adivinha como? - já lavado)


azeite


sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Separe as folhas dos talos do espinafre já lavado. Guarde os talos para outros usos (como por exemplo, caldo de legumes ou picados em farofas e omeletes) e reserve as folhas.


Aqueça uma panela e coloque um pouco de azeite, apenas o suficiente para cobrir o fundo com uma camada bem fina.


Doure a cebola no azeite e, após, o alho, apenas até amolecer, não deixe ficar amarelo escuro.


Junte, então, o molho de tomates e espere ferver.


Acrescente o camarão. Se forem já cozidos como os meus, basta esperar até o molho começar a borbulhar novamente. Se não, cozinhe apenas durante uns 3 a 4 minutos aproximadamente, sem tirar o olho da panela, só até ficarem no ponto (se passarem um pouquinho, já ficam duros).


Desligue o fogo e acrescente as folhas inteiras do espinafre, mexendo delicadamente para misturá-las ao restante do molho.


Sirva assim que as folhas murcharem.


Serve 4 pessoas.


Rise




#camarão #molhodetomates #tomate #espinafre #express #saudável