BACALHAU COM LEITE DE COCO AO FORNO

Esse bacalhau é um nadinha adaptado de uma receita do meu cunhado, especialista da família em bacalhau e em várias outras comidas boas.


Eu nunca tinha feito bacalhau antes. Isso porque, para falar a verdade, não era das minhas comidas favoritas. Eu até achava que não gostava, até provar as receitas certas para mim, como é o caso desta aqui, do Cláudio!


Por isso sou super a favor de “re-experimentar” (quase) tudo o que eu não gosto tanto assim, mas que fica uma sombrinha de dúvida de que posso vir a gostar se preparado de outro jeito ou, às vezes, até por outras mãos...


É claro que não se aplica a alimentos que eu detesto e que sei que definitivamente não nasceram para mim (como, pasme, mamão, uma fruta que tanta gente ama). Mas se não é o caso, sempre dou algumas novas chances, porque acredito que o paladar pode e deve ser desafiado e explorado. Para não cair na armadilha de vincular o gosto alimentar somente àquilo que o hábito reconhece como bom. Ou de me prender a possíveis más impressões que alguma comida possa ter deixado por não ter sido preparada tão ao meu gosto certa vez, e, por isso, condená-la injustamente para sempre.


E não é incomum que, depois de outra (ou outras) novas chances, a comida passe de um “não é das minhas preferidas” para um “super queridinha do momento”. Porque o paladar se acostuma e se molda. Porque a receita é feita de outro jeito. Ou simplesmente porque o meu gosto vive mudando :) ! Ainda bem! Rotina e cozinha não combinam muito bem na mesma frase...


Deu certinho a receita, mesmo para uma novata no bacalhau como eu. E ficou sensacional! Mesmo! O que significa que ela é a prova de erros. Pode ir fundo!


Ah, e usei bacalhau dessalgado, porque era o que eu tinha por aqui e porque eu queria preparar a receita imediatamente. Se usar bacalhau salgado, você terá que dessalgá-lo antes. Saiba como, aqui.


Dica: Se o bacalhau dessalgado ainda estiver congelado, mergulhe-o em bastante água com um pouco de sal em temperatura ambiente por meia hora. É o tempo suficiente para descongelar e corrigir o sal de partes mais finas (estava escrito na embalagem do bacalhau que comprei, eu testei e deu super certo).


Eu gostei muito da receita com esse molho de pimentão pronto da La Pastina, fica mais suave do que com pimentões puros:

Mas se não for usá-lo, substitua por pimentões vermelhos fatiados e refogados em azeite e misture-os à cebola caramelizada.


BACALHAU COM LEITE DE COCO AO FORNO


1 Kg de lombos de bacalhau dessalgado de boa qualidade

3 cebolas grandes

5 batatas médias

400 ml de leite de coco

1 colher (chá) de maisena

1 pote de molho Bruschetta Pimentão La Pastina

4 ovos cozidos

Salsinha e coentro picados (fiz na proporção 2/3 de salsinha para 1/3 de coentro) a gosto

Azeite quanto baste

Sal e pimenta do reino


Descasque as batatas e corte-as em fatias de aproximadamente 0,5 cm. Cozinhe-as em água com sal, somente até que fiquem “al dente”. Não deixe que fiquem muito moles. Quando estiverem no ponto, escorra completamente a água e coloque-as de volta na panela ainda quente (mas desligada) e tampe-a, para que a água no interior das batatas seque bem. Deixe-as ali até o momento de usá-las.


Corte as cebolas ao meio e, depois em meias luas. Leve-as a uma frigideira com 3 colheres de azeite, uma pitada de sal e deixe caramelizar (até ficar marronzinha e bem mole) em fogo baixo (o mais baixo possível), mexendo de vez em quando. Demora uns 20 minutos. Após, misture às cebolas o molho de pimentão La Pastina, reservando algumas colheres para decorar.


Cozinhe os ovos por 9 minutos e corte-os em fatias, temperando-os com sal.


Retire a pele e as espinhas do bacalhau e fervente-o por cinco minutos em água com sal. Escorra bem e seque delicadamente com papel toalha.


Separe meia xícara do leite de coco e nele dissolva a maisena, mexendo bem com uma colher. Leve o restante do leite de coco ao fogo e, quando ferver, acrescente o leite de coco com a maisena já dissolvida. Deixe ferver por 1 ou 2 minutos, até engrossar e junte uma pitada de sal, pimenta do reino moída na hora e um pouco da salsinha e do coentro.


Hora de montar tudo num refratário de vidro, nesta sequência: 1) um pouco de molho de leite de coco no fundo; 2) bacalhau; 3) azeite (não precisa colocar muito para não ficar pesado, mas não pode ficar seco); 4) ovos; 5) batatas; 6) cebolas com o molho de pimentões; 7) o restante do molho de leite de coco.


Salpique com salsinha e coentro, um fio de azeite por cima para não queimar as ervas e decore espalhando mini colheradinhas do molho de pimentão por cima de tudo.


Leve ao forno pré-aquecido a 250 graus. Após borbulhar, espere por cinco minutos e está pronto.


Serve 4 pessoas.

#bacalhau #leitedecoco

© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com