SORBET DE AMORA


Sorbet de Amora.JPG

Depois que comprei uma sorveteira e testei uma ou outra receita em casa, ficou difícil comer sorvete fora de casa. Ou sorbet, ou gelato, ou frozen...De tão fã que fiquei de sorvete artesanal e caseiro, de fruta e ingredientes puros, qualidade controladinha por mim mesma.


Muito mais gostoso do que qualquer sorvete industrializado que eu tenha experimentado (que de fruta mesmo, quando é o caso, deve ter só a essência...). Sinceramente, incomparável mesmo. De quebra, não tem corantes, nem conservantes ou espessantes. Coisas com as quais implico cada vez mais.


Na verdade, fica até um pouco difícil testar receitas novas, porque dei a sorte de começar já com umas receitinhas boas que faço uma vez e, na próxima que me disponho a fazer um sorvetinho, nem dá muita coragem de experimentar uma nova. Porque já estou com saudade da última. E quero repetir.


Algumas já viraram clássicas aqui em casa. É o caso desse sorbet de amora. Receita do ótimo livro The Perfect Scoop, do David Lebovitz, só de receitas de sorvetes artesanais. Só adaptada no açúcar, que eu reduzi em metade da receita original e usei demerara orgânico. Mas tenho que advertir que eu realmente não gosto de nada muito doce, e uso super pouco açúcar em tudo, mas é questão de gosto pessoal, basta adaptar a quantidade de açúcar desejada. Vale experimentar antes de colocar para gelar e descobrir a quantidade perfeita para você.


Muitas pessoas tem me perguntado se vale a pena uma sorveteira na cozinha. A resposta é que eu acho que depende do caso. Se a pessoa curtir cozinhar em casa e consumir sorvete com frequência, vale super a pena sim. Porque é realmente muito melhor que sorvete industrializado. E as receitas são bem simples, não precisa ter nenhuma habilidade especial na cozinha, não. Muitas nem vão ao fogo. Basta esperar o tempo de gelarem bem antes de bater na sorveteira, para que a consistência fique perfeita. Para mim, posso dizer que valeu o investimento, sem sombra de dúvida.


Então, para se despedir do verão, receitinha de sorbet de amora! Se bem que eu também adoro sorvete no frio (muito, na verdade!), então... nem é bem uma despedida! Ainda bem! ;)

SORBET DE AMORA (Adaptada do livro The Perfect Scoop, do David Lebovitz)

450 gramas de amoras frescas ou congeladas

250 ml (ou 1 xícara) de água

65 gramas (ou 1/3 de xícara) de açúcar

2 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora


Bata as amoras no liquidificador ou processador com a água e o açúcar.


Passe por uma peneira, pressionando bem, para extrair as sementes.


Junte o suco de limão e mexa para misturar tudo.


Esfrie bem a mistura na geladeira (pelo menos por 4 horas, no mínimo) e, após, bata na sorveteira, conforme instruções do fabricante.


Rendimento: 1 litro

#sorbet #sorvete #amora #DavidLebovitz