PÃO-DE-LÓ DE BAUNILHA E SOUR CREAM (do post anterior) COM CREME BATIDO DE LIMÃO E AÇÚCAR, E A PERSIS


Pão-de-ló de baunilha com creme batido de limão com açúcar 2.JPG

Como eu contei no post anterior, apanhei um pouco para descobrir o jeitinho de fazer bolo num forno novo, elétrico, com o qual eu não estava acostumada.

Mas como a persistência é a alma do negócio, quer dizer, da cozinha, passada a decepção inicial, insisti na receita do mesmo bolo (que sabia que era boa!!). E agora sim, ele saiu como deveria ser! Crescido e fofinho!


A receita desse pão-de-ló você encontra aqui.


Por ser de baunilha, que é um sabor neutro, ele é muito versátil. Vai bem com vários tipos de coberturas. De frutas - como a do último post (brigadeiro de goiabada com mangas e mirtilos frescos), de chocolate, amanteigadas, e com quase tudo que a sua imaginação puder pensar.


Ou sozinho! É como fiz dessa vez. Só o bolinho e, para acompanhar, um creme gelado, servido separado, ridículo de tão fácil, mas bem gostoso. Azedinho e doce ao mesmo tempo, é mais ou menos um tipo de sour cream adoçado (se é que sour cream de creme de leite enlatado é mesmo sour cream, no seu sentido original, não sei, mas, como eu disse no outro post, para o efeito deste bolo - e agora também comprovei - também deste creme batido, pode ser de lata, sim, dá certo). E polvilhar com as raspas de limão siciliano dá um toque ainda mais azedinho e aromático.


No meu caso aqui, eu só fiz um pouco com o que sobrou da lata de creme de leite que usei na receita do bolo. Se quiser em maior quantidade, use a lata inteira e dobre as quantidades de limão, açúcar e das raspas do siciliano.


Para creme de leite fresco, as quantidades são as mesmas. Só cuidado na hora de bater na batedeira, para não deixar chegar ao ponto de chantilly, é um pouco menos denso, para escorregar pelo bolo... Nham!


É assim:


CREME BATIDO DE LIMÃO COM AÇÚCAR E RASPAS DE LIMÃO SICILIANO


175 gramas de creme de leite em lata (ou, exatamente o que sobrou da receita do bolo) ou a mesma quantidade de creme de leite fresco


1,5 colher (sopa) de limão


4 colheres (chá) de açúcar


raspas de 1/2 limão siciliano (que devem ser extraídas apenas na hora de servir)


Misture bem o creme de leite (com soro) ao limão e deixe por uma meia hora fora da geladeira.


Junte o açúcar e bata na batedeira (ou com braços bem dispostos, com um fouet) até que o creme engrosse. Se estiver usado creme de leite fresco, pare de bater antes de chegar ao ponto de chantilly.


Leve à geladeira até a hora de servir, quando então, deverão ser extraídas e polvilhadas as raspas do limão siciliano por cima do creme (pois o sabor das raspas é melhor na hora, e diminui logo depois).


Mantenha em geladeira. Quanto mais gelado, mais engrossa. Mas, fora da geladeira, volta a ser fluido. Gosto no meio do caminho: fluido, porém espesso. Basta tirar da geladeira uns minutinhos antes.

#bolo #pãodeló #cremebatido #limãocomaçúcar #cremedelimãocomaçúcar