BROWNIE DE CACAU E O DESAFIO DA PERA


Uma das primeiras receitas que eu aprendi a fazer sozinha na vida foi brownie. Há vários tipos de receita, mas geralmente a característica básica, além de levar chocolate ou cacau em pó e ovos (ou só as claras, como nesta receita), é não ter fermento na massa.


Justamente por isso, era uma ótima receita para antes mesmo de eu ter feito um bolo sequer na vida. Sempre dava certo e ficava uma delícia. Como tem dias em que só chocolate pode ser! Meio amargo, nada doce demais. Com cara-de-quem-que-parecia-saber-cozinhar. Não sujeita aos melindres do fermento que, às vezes, pode não se comportar exatamente como você espera, especialmente quando a experiência na cozinha era praticamente zero.


Fiz esta mesma receita algumas vezes antes de fazer um único bolo tradicional sequer. E sempre era animador. Para falar a verdade, eu não gostava tanto assim dos bolos tradicionais, vai entender os gostos e suas mudanças.


Pois hoje, adoro fazer bolos e comê-los. E continuo amando essa receita super simples e rápida de brownie.


Uma das minhas combinações preferidas para ele é com sorvete de creme. Ou com um bom filme e uma tarde preguiçosa :)


Um filme muito lindinho e original, que tem a ver com essa receita é o Chocolat. Se não assistiu ainda, tenho certeza de que vai gostar e se apaixonar (corações saindo dos meus olhos neste momento!). Tudo bem que eu sempre me apaixono pelos filmes com a Juliette Binoche (os franceses e os americanos... é, sou um pouquinho suspeita...), mas este já é quase um clássico moderno. Além dela, Johnny Depp, um dos caras de Hollywood com menos "cara de circuitinho Hollywood", e Jude Dench. Trailer no final do post, para animar.


Geralmente, faço o brownie com nozes, como manda a receita original. Mas desta vez, eu tinha lascas de amêndoa na despensa, que precisavam, portanto ser usadas (nota mental: experimentar com pistaches da próxima vez). Ficou ótimo e suave. E também bom para combinar com... a tal da pera!


A pera caramelizada em cima foi resultado de um desafio lançado no instagram pela simpaticíssima Carla, do @bem_bacana, o #TrocaDeAfeto. O desafio era uma pera, um bolo, e afeto, mais nenhuma regra: cada um com a sua receita e criatividade.


Estou adorando interagir, me inspirar e aprender com tanta gente boa, simpática, e que gosta de cozinha no Instagram. Muita gentileza e cordialidade, difícil de ver em outras redes sociais e que, por isso mesmo, estão me desanimando... O meu perfil é o @abuela.juana.


Foi uma delícia idealizar e executar o desafio! A cozinha me faz exercitar muito a criatividade. Além de desestressar. Nada como trabalhar as mãos com algo que a gente faz só pela graça de fazer. Mãos trabalhando, cabeça descansando. E ter uma motivação a mais deixou tudo mais legal!


A combinação ficou uma delícia e deu um toquinho chique, não? ;) Delicado e um pouco diferente do que costuma sair desta minha cozinha, com uma inclinaçãozinha ao rústico... E ficou gostoso demais!! Adorei!


A receita está logo abaixo. A pera caramelizada é opcional. Eu diria, um toque a mais para ocasiões especiais...


Eu gosto de colocar numa assadeira maior para que ele fique fininho, tipo uma barrinha. Usei uma quadrada de 23cm x 17cm. Para que fique mais alto, basta colocar numa assadeira menor ou fazer duas receitas - recomendado para 4 pessoas (uma receita é bem pouco, na verdade, resulta nuns 8 pedaços pequenos - ideal para uma familinha pequena de duas pessoas, como a minha).


BROWNIE DE CACAU


1/2 xícara de cacau em pó


3/4 xícara de açúcar


3/4 xícara de farinha de trigo


1/4 xícara de nozes picadas grosseiramente ou lascas de amêndoas


1 colher (chá) de essência de baunilha


3 claras (ou 4, se os ovos forem pequenos)


1 pitada de sal



Pré-aqueça o forno a 180 graus (para forno elétrico, 165 graus, sem ventilação, aquecimento superior e inferior).


Forre a forma quadrada e pequena (20cm x 20 cm para que fique fininho - como eu gosto - ou uma forminha menor, para que fique mais alto) com papel manteiga.


Peneire juntos a farinha e o cacau.


Bata as claras com o açúcar até obter picos firmes (o que vai levar uns 3 minutos; uns bons 5 a 6 minutos no meu caso, que usei açúcar demerara orgânico, mais granuloso).


Junte o sal e o extrato de baunilha.


Incorpore aos poucos a farinha e o cacau, já peneirados juntos, batendo para misturar bem.


Despeje na forma e salpique as amêndoas por cima (ou as nozes) e leve para assar por aproximadamente 25 minutos em forno pré-aquecido, ou até que esteja bem assado na superfície e, ao enfiar um palito bem no meio, ainda saia com alguma massa espalhada esparsamente por ele (mas não completamente molhado).


Retire da assadeira e remova o papel manteiga.



PERA CARAMELIZADA


Prepare um xarope, fervendo rapidamente 200 ml de água, 50 gramas de açúcar demerara (ou mascavo), 150 gramas de açúcar cristal, e 1,5 colher (chá) de extrato de baunilha.


Desligue o fogo e espere por cinco minutos.


Enquanto isso, descasque 4 peras maduras (usei 4 peras Ercolini, daquelas pequenininhas, na verdade), retire as sementes e corte-as em metades.


Coloque, então, o xarope em fogo bem baixo, não suficiente para ferver a mistura novamente. Mergulhe as peras e cozinhe-as até que estejam bem tenras e macias (uns 10 a 15 minutos, aproximadamente).


Retire-as, corte as metades em tirinhas uniformes, mas deixando-as unidas pelo centro.


Leve cada metade de pera a um pedaço quadrado de borwnie e regue-a com um pouco do xarope e, opcionalmente, com uma colherzinha de chá de maple syrup.


Chocolat <3

#brownie #chocolate #chocolat #peracaramelizada #desafiodapera #trocadeafeto

© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com