ISCAS DE FRANGO COM PÁPRICA DEFUMADA, ALECRIM, COGUMELOS PARIS E CEBOLAS CARAMELIZADAS E AMÊNDOAS, E


Estou em estado de encantamento pós-férias! Fomos eu e meu marido para a Espanha mês passado e tivemos 25 dias de férias perfeitas!


Foi uma viagem sensacional, composta de vários fragmentos diferentes - em diferentes lugares e vibes - que nos deu uma visão geral do que é este país, que também é o país da minha história, de onde a minha abuela Juana, que dá nome a este tímido bloguinho, saiu há mais de 50 anos, com meu avô Juan e minha mãe Ana, em busca de uma vida melhor. Tendo que deixar toda a família lá.


Não foi fácil para eles. Mas a vida é feita de escolhas. E as grandes escolhas são só para gente corajosa, como meu avô e minha avó, Juan e Juana (a combinação bonitinha dos nomes já é um indício de uma grande história, não?).


Reencontrei minha família na Galícia depois de 22 anos sem ver a maioria das pessoas. E descobri que tudo e todos continuam encantadores. Foi emocionante visitar a casa onde minha avó nasceu, a igreja onde se casou, a cidade onde viveu , ver caixas de fotos antigas com meus tios-avós, com a minha abuela Juana - e sua nítida constante alegria - estampada em várias delas. Jovenzinha, casando, algumas já no Brasil, enviadas por ela à família espanhola (com quem nunca perdeu o contato), com dedicatórias engraçadas... Porque bom humor e força nas adversidades eram suas maiores características, lembradas por todos que a conheceram, e que tão bem me receberam.


Depois, teve Barcelona, Sevilha, Granada, Madri... Norte, Leste, Sul e Centro. E que diferentes Espanhas eles abrigam! Foi muito legal ter uma noção de tudo, ou seja, da verdadeira Espanha.


Vim embora já com vontade de voltar (jargão batido, eu sei, mas que me retrata exatamente nesse momento), mas também com o coração e a alma cheias de gratidão ao mundo e à vida, que me permitem colocar os pés sobre eles e caminhar, me sentir viva.


As viagens que amo (e preciso!!) tanto, porque me mostram mais uma parte da Terra, e me fazem, mais do que saber, realmente sentir a grandeza do mundo, dos povos, das culturas. E me colocam no meu lugar, no bom sentido. Não acima nem abaixo de ninguém, mas apenas parte integrante da Humanidade. Não só do meu bairro, minha cidade, meu continente... E que sensação de liberdade isso traz!


E, de volta à minha casa, e à minha cozinha, com a alma leve, leve (e não só por causa dos excelentes vinhos espanhóis de 4 ou 5 euros que trouxe na mala), aos poucos vou voltando à rotina, à realidade normal. Mas que já não é mais igual, porque a experiência de cada viagem me faz voltar para casa como uma Carolina que já não é mais a mesma que saiu, e sim mais renovada, melhorada, agradecida e mais consciente de quanto sou pequena e, ao mesmo tempo, também parte desse mundão afora. Que essa sensação dure para sempre! Ou até a próxima viagem... ;)


Quanto à receita, procurando algo saudável e light (pois Deus sabe o quanto se come e se bebe vinho na Espanha), e com o pimentón (páprica defumada picante) que trouxe da viagem na cabeça, saiu de improviso este frango. Que ficou beeeem gostoso, devo dizer. Um tempero bem redondinho de sabor.


Fiz assim:


ISCAS DE FRANGO COM PÁPRICA E ALECRIM, COGUMELOS PARIS, CEBOLAS CARAMELIZADAS E LASCAS DE AMÊNDOAS


600 gramas de peito de frango cortado em pedaços pequenos (como para strogonoff)

200 gramas de cogumelos paris frescos cortados em lâminas

1 punhado de lascas de amêndoas

1 cebola bem grande ou 2 médias

1 dente de alho médio espremido

1 colher (chá) de páprica defumada picante

2 galhinhos de alecrim

1 e 1/2 colher (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino branca


Tempere o frango com sal, pimenta-do-reino branca, a páprica, 1/2 azeite e o alecrim.


Reserve enquanto corta as cebolas na metade, depois em meias-luas grossinhas. Leve ao fogo baixíssimo, em uma frigideira antiaderente fria com uma colher de azeite e uma pitada de sal (ajuda a desidratar e cebola e caramelizar). Mexa de vez em quando, até que as cebolas caramelizem, ou seja, estejam escurinhas e bem macias (demora uns 15/20 minutos, e quanto mais baixo o fogo, melhor).


Toste levemente as amêndoas numa frigideira antiaderente, até que apenas comecem a mudar de cor. É simples, mas faz toda a diferença no sabor das amêndoas.


Numa panela grande, aqueça um pouco de azeite e, em fogo médio, doure o frango. Quando começar a dourar, junte o alho espremido e os cogumelos, já fatiados.


Após, junte as cebolas caramelizadas e as amêndoas tostadas.


Vai super bem com arroz (gosto do cateto integral).


Serve 3 pessoas.

Família Galega <3









© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com