FILÉ DE PEIXE COM MOLHO DE TAHINE E LIMÃO


Sério, é o peixe mais fácil do mundo. E talvez o mais gostoso. Quer mais? Saudável e sem gordura nenhuma. Receita da Rita Lobo (livro Pitadas da Rita, ou seja, garantida!). Tá bom ou quer mais? ;)


Fiz com saint peter (sempre escolho saint peter porque é o único que vende fresco no supermercado onde costumo fazer as compras das semana), mas a receita mesmo indicava filezinhos de pescada ou linguado. Então, dá certo com qualquer filé fininho de peixe branco e sabor suave.


De acompanhamento, cuscuz marroquino, que quase nem receita é, de tão fácil também... E, para completar a vibe árabe, salada de grão-de-bico com espinafre. Receitas nos posts seguintes.


É assim:


FILÉ DE PEIXE COM MOLHO DE TAHINE E LIMÃO


6 filés de saint peter (ou pescada ou linguado)

1/3 de xícara de tahine

1/3 de xícara de suco de limão

1/3 de xícara de água

1 dente de alho amassado

1 colher (chá) de sal


Pré-aqueça o forno a 180 graus e tire o peixe da geladeira (para não ir gelado direto para o forno - aprendi que é sempre bom fazer isso com qualquer alimento armazenado na geladeira, principalmente carnes, antes de colocá-las no forno).


Misture bem todos os ingredientes, exceto o peixe, para fazer o molho. Usei o mixer, mas dá para misturar bem na mão com um batedor de arame.


Enrole os filés como se fossem uma flor dentro de um refratário (como na foto). Use um recipiente cujo tamanho não deixe muita folga entre os peixes. Assim é mais fácil de eles pararem quietos na posição (experiência própria).


Despeje o molho de tahine por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos (como EU gosto do peixe um pouquinho mais passado que o ponto normal, deixei por 20 minutos, forno elétrico, aquecimento inferior e superior).


Pronto! :)









© 2014 por Abuela Juana. Orgulhosamente criado com Wix.com